As 8 regras de ouro para levar um estilo de vida saudável

As 8 regras de ouro para levar um estilo de vida saudável

O coração é um músculo que bate mais de 100.000 vezes por dia. E isso vai até 42 milhões de vezes ao longo da existência de uma pessoa. Sua atividade é incessante. É responsável por bombear sangue para todas as partes do corpo e oxigenar as células. Somente cuidando disso garantiremos boa saúde.

Mantê-lo em boa forma não é complicado. Com a informação correta, qualquer um de nós pode começar a se exercitar hoje para prevenir doenças cardiovasculares e circulatórias. Estas foram as primeiras causas de mortalidade na Espanha em 2016, com 29,2% do total de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. E esse tipo de doença se desenvolve silenciosamente ao longo dos anos e só manifesta seus sintomas quando já estão em estágio avançado.

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É muito importante conhecer os alimentos que ingerimos, sua composição, ler sua rotulagem nutricional e saber quais quantidades de açúcar e sal contêm

No mês do coração, a rede de farmácias Apoteca Natura disponibiliza para quem quer conhecer a saúde do coração com um simples questionário gratuito . A iniciativa faz parte da Campanha Nacional para a Prevenção da Saúde Cardiovascular, um exemplo a nível europeu sobre questões de prevenção que em Espanha é realizado em colaboração com o SEMERGEN (Sociedade Espanhola de Médicos de Cuidados Primários) e com SIMG, (Sociedade Italiana de Medicina Geral e Atenção Básica).

Com “nós cuidamos do seu coração”, a Apoteca Natura propõe um programa de informação e educação através de uma estratégia integrada para sensibilizar as pessoas sobre o bem-estar cardiovascular e promover a prevenção. Porque é fundamental identificarmos os possíveis fatores de risco. Uma dieta equilibrada, atividade física, dormir horas suficientes por dia e manter um baixo nível de estresse são hábitos saudáveis ​​essenciais para prevenir essas doenças.
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1. Faça uma dieta equilibrada e variada. Limitar o consumo de gorduras insalubres, alimentos com muito colesterol, sal, sódio e açúcares adicionados. A dieta deve incluir nozes, legumes, frutas, carnes brancas, peixe azul, legumes, fibras e muito líquido, muito de acordo com a dieta mediterrânica. Adicione produtos desnatados ou semi-desnatados ao carrinho de compras pela menor quantidade de gorduras. Evite todos os alimentos processados ​​e substitua-os por comida caseira.

2. Pratique o exercício. Adeus estilo de vida sedentário, olá vida ativa. De acordo com a Fundação Espanhola do Coração, caminhar pelo menos 30 minutos por dia a um ritmo acelerado durante cinco dias por semana aumenta a expectativa de vida e reduz o risco cardiovascular em até 11%. Realizar uma atividade física também melhora o humor e reduz o estresse.
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3. Evite o estresse. Tente minimizar seu nível de estresse, que geralmente ocorre no trabalho. Um excesso de estresse leva à fadiga crônica e pode ser uma causa de doença cardíaca. Ter uma vida calma, fazer atividades relaxantes e pensar positivo é um bom hábito.

4. Melhore o descanso. Dormir regularmente entre 7 e 8 horas por dia reduz o estresse e ajuda nosso corpo a se recuperar da atividade diária. Preste atenção à condição do colchão e assegure-se de que o quarto seja um ótimo ambiente de descanso. Evite ficar deitado assistindo ao celular ou à televisão, pois são estímulos que atrapalham o sonho. E desligue dispositivos que possam criar campos eletromagnéticos, não favoráveis ​​a um sono reparador.

As doenças cardiovasculares afetam mais as mulheres que os homens e, com a idade, o risco aumenta progressivamente

5. Controlar o colesterol. É a única maneira de garantir que as artérias não sejam bloqueadas, causando um ataque cardíaco ou derrame. Não deve exceder 200 mg / dl. Além de estar relacionado ao tipo de alimento que ingerimos, existem pessoas que possuem um gene hereditário que as faz produzir muito colesterol ruim (LDL). Controle-o com check-ups analíticos e periódicos, principalmente se você tiver um histórico genético.

6. Controlar a pressão arterial. Ter pressão alta é um fator de risco muito importante. A hipertensão faz com que o sangue flua pelas artérias com muita força e isso afeta todos os nossos órgãos.

75% do colesterol no sangue vem do nosso fígado e das nossas próprias células e os restantes 25% dos alimentos

7. Reduzir o consumo de álcool e tabaco. Evite o consumo de álcool e tabaco para reduzir o risco de doença cardiovascular. Fumar danifica o sistema circulatório, aumenta o risco de aneurismas e doenças coronárias e promove o aparecimento de coágulos sanguíneos. Seus efeitos são cumulativos. E quanto ao álcool, é um tóxico para o músculo cardíaco, que de acordo com a Spanish Heart Foundation pode enfraquecê-lo e causar uma doença chamada cardiomiopatia dilatada (o coração dilata e diminui a força do “bombeamento”), causando sintomas de insuficiência cardíaca.

8. Mantenha um peso equilibrado. Obesidade ou excesso de peso é um risco para hipertensão, problemas de colesterol e diabetes. É também um fator de risco independente, o que nos torna mais propensos a ter um problema cardiovascular. Por outro lado, o peso está diretamente relacionado a problemas cardíacos, fadiga crônica e outras doenças. É melhor manter os quilos sob controle de maneira equilibrada.

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